O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) possibilita que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) esteja disponível nos smartphones dos condutores, substituindo a apresentação do documento físico. A opção está disponível desde 2017, oferece vantagens ao condutor e é simples de ser utilizada.
Para aqueles cuja CNH foi emitida depois de maio de 2017, não é sequer necessário comparecer ao Detran: estes documentos possuem um código QR code na parte interna que pode ser lido pelo aplicativo no processo de cadastro. Nestes casos, o passo a passo é simples:
- Faça o download do aplicativo via App Store ou Google Play
- Complete o cadastro no aplicativo
- Aplicativo envia um email de confirmação ao usuário
- Faça login no aplicativo
- Selecione “adicionar documento” e escolha “CNH Digital”
- Selecione opção “pelo celular” e faça a leitura do QR code dentro da CNH
- Complete a “prova de vida”
- Informe o número do seu celular
A “prova de vida” nada mais é do que um passo de verificação de identidade: o aplicativo pede que movimentos faciais sejam feitos frente à câmera para confirmação do processo. Com tudo validado, uma senha de quatro dígitos deve ser criada e a CNH passa a estar disponível, ainda que se o smartphone não estiver conectado à internet.
Além da vantagem de conseguir acessar o documento no modo offline, o aplicativo também permite acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), infrações dos veículos e do motorista, e ainda alerta o usuário com antecedência de 30 dias sobre o vencimento da CNH.
Se você ainda tem dúvidas, ou necessita de orientação jurídica, fale conosco pelo WhatsApp ou telefone. Será um prazer ajudá-lo(a).